Edificar a Esperança - A SUSANA

A Susana Palma é uma mulher independente, uma força da natureza, exploradora de montanhas e mares, apaixonada pela vida, mãe da Inês e da Sofia. No dia 26 Agosto 2017, de um momento para o outro sua vida mudou drasticamente. Uma queda quase fatal e da qual resultou um traumatismo crânio-encefálico grave (TCE) deixou-lhe a vida por um fio.

A Susana é uma lutadora mas uma coisa é certa, a sua vida mudou para sempre.

Este acidente teve, como consequência imediata, uma permanência em coma durante cerca  de um mês, o internamento em unidades de cuidados intensivos durante praticamente 3 meses mantendo-se, durante esse período, num limbo muito sinuoso de sobrevivência; literalmente entre a vida e a morte.

Mas, a Susana é uma lutadora e conseguiu ultrapassar a fase aguda e, actualmente, já saiu do modo de “apenas sobrevivência” depois de, em simultâneo, ter ultrapassado várias infecções hospitalares.Neste momento continua internada e, começa agora a interagir e comunicar, de uma forma ainda inicial e básica, mas que revela uma franca evolução e recuperação: a fé dos amigos que a acompanham, dia-a-dia, aliada à sua capacidade de luta e sobrevivência, leva-nos a acreditar que a Susana está, agora, mais próximo de regressar ao nosso mundo e às nossas vidas.

No inicio deste ano, a Susana surpreendeu-nos com os primeiros sorrisos e beijos que nos “derreteram” o coração de felicidade.No entanto, os meios e custos necessários para a sua máxima recuperação reflectem montantes muito elevados; para termos uma noção, a Susana encontra-se, actualmente, internada no Hospital do Mar – privado, grupo Luz – com um custo superior a 8.000€/mês, tendo em conta o plano de actividades considerado mais eficaz e eficiente na sua situação clínica: neuro-estimulação, terapia da fala, terapia ocupacional e fisioterapia (plano abrangente de reabilitação cognitiva e motora).  (http://hospitaldomar.pt/lisboa/pt/servicos-clinicos/reabilitacao-neurologica/)
Ainda não foram levantados possíveis custos de adaptações da casa onde vivia ou da sua locomoção, bem como eventuais cuidados continuados permanentes.
Como podem imaginar é, ainda, prematuro ter uma noção global da dimensão das consequências e das necessidades futuras da Susana. Sabemos, isso sim, que estamos com a Susana nesta ultra-maratona.

CONTACTOS

Rua Luís de Camões, Nº 121 - 2º Esq

+351 937 226 688 ou +351 939 029 536

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.